REFLEXÃO SOBRE O BRASIL
DEMOCRACIA E DIREITOS HUMANOS
CURADORIA E MEDIAÇÃO Shellah Avellar
Em repúdio à afronta das recentes declarações da presidência para com os militantes que engrossam fileiras de resistência, nas ruas, nas redes sociais, congressos, seminários e plenárias, para que se perpetue a reedição do jogo democrático, principalmente “valorizados” em tempos de eleições.
Uma homenagem aos que já partiram e aos que estão partindo, sem sequer ter tido a possibilidade de Justiça e Reparação, por sua luta, em vida.
Aos que restaram, e suas sementes, ainda que claudicantes, diante da promessa que ainda não foi cumprida da reativação da Comissão Especial de mortos e desaparecidos políticos, em nome de um pragmatismo político, que flerta com a procrastinação que se arrasta há quase 60 anos, desrespeitando os militantes, idealistas e jovens universitários, que se imolaram por um Brasil mais justo, deixando um rastro de sangue e dores que respingou em suas famílias, ascendentes e descendentes, com sequelas profundas, algumas irreparáveis.
Em virtude da urgência em se discutir e propor ações concretas diante dos 60 anos de golpe militar, e com a perspectiva de não reativação da Comissão Especial de Mortos e Desaparecidos Políticos, estou fazendo a Curadoria do Encontro 60 ANOS PÓS-GOLPE MILITAR- REFLEXÃO SOBRE O BRASIL, DEMOCRACIA E DIREITOS HUMANOS, DIA 1 DE ABRIL às 15H no MEMORIAL DA RESISTÊNCIA DE SÃO PAULO-Largo General Osório,66.
O objetivo do Encontro é fazer uma reflexão sobre os caminhos do Brasil e o que conquistamos e o que deixamos de conquistar nestes 60 anos. Trazer à baila a urgência da Reativação da Comissão de Mortos e Desaparecidos Políticos. E também repensar a Justiça de Transição e A Reparação Psíquica dos Afetados Pela Ditadura militar de 1964. E, estender esta reflexão ao descuido da população periférica e os abusos que continuam acontecendo.
Convidados:
ERICO LIMA OLIVEIRA
Doutor em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo. Mestre em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo e University College London. Mestre em Direitos Humanos pela Universidade de Oxford. Mestre em Justiça Transnacional pela United Nations Interregional Crime and Justice Research Institute. Editor-Chefe da Revista da Defensoria Pública da União. Defensor Regional dos Direitos Humanos
ADRIANO DIOGO
Geólogo formado pela USP. Filiado ao PT desde sua fundação, foi eleito por esse partido Vereador da cidade de São Paulo (1989-2003) e Deputado Estadual (de 2003 a 2015). Foi Secretário Municipal do Verde e do Meio Ambiente em São Paulo (2003-2004). Presidiu a Comissão da Verdade do Estado de São Paulo “Rubens Paiva” (2012-2015). Coordenou o Setorial de Direitos Humanos do Partido dos Trabalhadores de 2017 a 2021.
FLAVIO DE LEÃO BASTOS
Pós-doutorado em Direitos Humanos. Professor de Direito no Mackenzie. Advogado atuante na defesa dos Direitos Humanos. Presidente da Frente Ampla Democrática Pelos Direitos Humanos (FADDH). Foi membro da Comissão da Verdade de Osasco (2003-2004). Conselheiro do Núcleo Memória de SP. Advogado atuante na Ação Civil Pública do antigo DOI-CODI. Membro do Conselho Gestor do Memorial da Luta Pela Justiça. Membro do GT DOI-CODI. Coordenador do Núcleo da Memória da Comissão de D. Humanos da OAB/SP. Professor visitante na Univ. Tecnológica de Nuremberg (Alemanha). Especialista em genocídios pelo Instituto Zoryan e Universidade de Toronto. Autor da obra “Genocídio Indígena no Brasil: desenvolvimentismo entre 1964 e 1985”, sob orientação do Prof. Silvio Almeida.
DIMITRI SALES
Advogado. Mestre e Doutor em Direito (PUC/SP).Professor Titular da Universidade Paulista. Assessor parlamentar da Assembleia Legista do Estado de São Paulo. Presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana do Estado de São Paulo. Ex-Coordenador de Políticas para a Diversidade Sexual do Estado de São Paulo.
JOSAFÁ REHEM
Direção Executiva da APEOESP-SINDICATO DOS PROFESSORES DO ENSINO OFICIAL DO ESTADO -Vice-Secretário de Assuntos Relativos à Saúde do Trabalhador em Educação .Professor das redes públicas desde 1989 , tem atuação junto ao movimento social e sindical. Atua também como Supervisor de Educação da PMSP.
ODAIR FURTADO
Professor Associado da PUC-SP. Membro do Instituto Silvia Lane de Compromisso Social ,Coordenador do NUTAS – Núcleo de Pesquisa e Estudos em Trabalho, Atividade e Subjetividade do PPG em Psicologia Social da FACHS/PUC-SP
CURADORIA E MEDIAÇÃO
SHELLAH AVELLAR
Jornalista, Escritora, Arquiteta, Graduada em Ciências Exatas e Pós- Graduada em Gestão de Processos Comunicacionais –SP. Premiada nacional e internacionalmente, pelos Projetos QUEBRE O SILÊNCIO-OMS -Revista ABOUT. PHILIPS EXPRESSION-Rejuvenescimento de Marca[MarketingBest ,Festival Brasileiro de Promoção e Embalagem, Colunista ,Meio & Mensagem]TREE OF LIFE-IPA INTERNATIONAL ASSOCIATON FOR CHILDREN RIGHTS TO PLAY ONU ECOSOSC. Foi Relações Públicas- Abril Cultural-Projeto Alfa. Supervisora de Radio &TV da House-Organ Grupo Pão De Açúcar.Ex Diretora RTV CULTURA e GAZETA MERCANTIL e Conceito Comunicação. Preside atualmente a SENSORION Special Projects. Integra o Coletivo Filhos & Netos de Ex- Presos Políticos, Mortos e Desaparecidos, a Coalizão Nacional por Memória, Justiça, Verdade e Reparação e Instituto Alípio Freire.